top of page
Buscar
  • Fernanda Cerutti Machado. Psicóloga. CRP-12/10272

Primeiro dia de aula do meu filho. E agora? Estou preparado(a)?


Estamos na época do retorno às atividades escolares... para os pais de filhos com 4 anos em diante o processo é apenas de retornar a rotina já estabelecida em outros anos. Porém, e aqueles em que os filhos tem por volta de 2 ou 3 anos e estão indo para escola pela primeira vez?!

Estes pais, podem estar se perguntando, será que é mesmo a hora de ir para escola? Será que não deveria deixar meu filho em casa por mais um tempo? Será que ele conseguirá se adaptar? Será que vai chorar? Como eu vou ficar? Conseguirei me sentir tranquila(o) ao deixá-lo na escola?

Algumas considerações são importantes ao pensarmos este momento...certamente a saída da criança do ambiente familiar para o início do convívio e socialização em outro espaço pode gerar tanto nos pais quanto na própria criança sentimentos de medo, ansiedade e insegurança. Podemos considerar este processo como algo normal, visto que é a primeira vez que vive-se esta situação.

Sendo assim, torna-se importante que os pais estejam seguros da escolha que estão realizando, estejam certos que seu filho ficará bem cuidado e que será bom para ele estar no ambiente escolar. Mas por que isso é necessário? Pois, através da segurança manifestada pelos pais, a criança poderá fazer a leitura da situação de que aquilo que ela viverá será bom e seguro.

Outro aspecto a ser ressaltado é que por volta de 2 a 3 anos a criança já possui a capacidade de compreender que os pais a deixarão na escola por um tempo, ela ainda não consegue medir esta quantidade de tempo, mas entende que no final das atividades irão lhe buscar e ela retornará para seu lar. Os pais precisam explicar para a criança o que irá acontecer, o que ela fará na escola, quem estará lá, com quem poderá contar se algo acontecer e que seus cuidadores irão lhe buscar, sempre contando a verdade para criança adequando a linguagem ao seu entendimento.

Quais comportamentos posso esperar do meu filho nos primeiros dias de aula? Diversos. Há crianças que adoram sair de casa para encontrarem-se com outras crianças e manifestam muita alegria em viver isto. Há aquelas que irão ficar desconfiadas e buscar os pais como segurança, há também aquelas que não chorarão nos primeiros dias, mas na segunda semana... e aquelas que irão chorar por alguns dias seguidos. E o que fazer? Primeiro recordar do propósito de porquê seu filho está indo para escola, posteriormente, explicar isso para criança. Além disso, a paciência é fator essencial neste momento, tendo consciência de que para nós adultos pode parecer tranquilo e até gostoso estar ali, mas que para os pequenos é como se o mundo deles tivesse aumentado de repente. A maioria das crianças com o passar dos dias compreende a rotina e adapta-se as atividades, aos novos colegas e também aos professores.

Ou seja, precisamos ter calma e muito zelo por este momento, pois a criança que inicia na escola ainda possui um repertório limitado de habilidades sociais, as quais irão se desenvolver ao longo do processo escolar e também com o amadurecimento emocional. Sendo assim, acompanhe seu filho, converse com ele, pergunte o que mais gostou enquanto estava na escola, do que brincou, com quem brincou. Converse também se ele lhe relatar aspectos desagradáveis, como uma disputa por brinquedo ou impaciência por ter de esperar sua vez... vá lhe explicando e lhe mostrando como deve agir, o que espera dele nestes momentos e como pode resolver os problemas que aparecerem.


61 visualizações0 comentário
bottom of page